Pesquisas

PROJETOS:

PROJETOS de PESQUISA - UEPG:

(Início 2018) Pedagogia complexa de línguas adicionais. 
Profa. Dra. Elaine Borges (Coordenadora). Projeto de pesquisa continuada.

(2016-2017) Complexidade na formação de professores de línguas adicionais: reflexões sobre o papel do/a formador/a. 
Profa. Dra. Elaine Borges (Coordenadora).

(2013-2015) Abordagem complexa de ensino de línguas: estudo e aperfeiçoamento. Profa. Dra. Elaine Borges (Coordenadora).


PROJETOS de EXTENSÃO - UEPG:

(2018-2019) Articulação Teórico-Metodológica da Abordagem Complexa de Ensino e Aprendizagem de Línguas no Ensino Médio: Foco no Inglês e FrancêsArticulação entre a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa e Francesa e a Rede Pública de Ensino. Profas. Dras. Elaine Borges e Paola Scheifer (Coordernadoras).

(2017-2018) Desenvolvimento docente no contexto de métodos e abordagens transdisciplinares de ensino de língua inglesa
Articulação entre a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa e a Rede Pública de Ensino. Profas Dras Elaine Borges e  Sulany Santos (Coordenadoras).


(2016-2017) Abordagem complexa de ensino de língua e a pedagogia do pós-método:particularidade, praticabilidade e possibilidade na formação inicial no estágio supervisionadoArticulação entre a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa e a Rede Pública de Ensino. Profa. Dra. Elaine Borges (Coordenadora).
     

(2015-2016) Complexidade em ambientes de sala de aula de língua inglesa. Articulação entre a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa e a Rede Pública de Ensino. Profa. Dra. Elaine Borges (Coordenadora).




ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:


ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS:

MESTRADO - PPGE/UEPG:

(2015-2017) Karine Ferreira Monteiro. Centros de aprendizagem: transdisciplinaridade na educação bilíngue. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEPG) - Bolsa CAPES.



INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC / PROVIC):

(2016-2017Cristiane Verenka. Abordagens de ensino de língua no contexto brasileiro: da audiolingual à complexa. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UEPG) - Bolsa Fundação Araucária. XXVI EAIC/UEPG 2017.

(2016-2017Ana Gabriela Ferreira Barbosa. Teorias de aquisição de segunda língua na prática: experiências no estágio supervisionado. Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC/UEPG). XXVI EAIC/UEPG 2017.


(2015-2016Ana Gabriela Ferreira BarbosaUma análise comparativa dos livros didáticos Alive High e Way to go! Ensino MédioPrograma Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC/ UEPG). XXV EAIC/UEPG 2016.




(2015-2016) Jéssica Puhl. Um estudo teórico sobre classificadores na constituição da LIBRAS e suas relações com affordancesPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ UEPG) - Bolsa Fundação Araucária. XXV EAIC/UEPG 2016.


(2014-2015) Jéssica Puhl. Um estudo sobre o papel dos affordances na aquisição de LIBRAS como L2 por uma aprendiz ouvinte. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ UEPG) - Bolsa UEPG. XXIV EAIC/UEPG 2015.


Trabalhos de Conclusão de Curso TCC/UEPG:


(2017) Cristiane Verenka
Multifaceted language teaching 
and learning: a fractal perspective 
of a pre-service English teacher
Licenciatura em Letras (Inglês/Português). 





(2017) Ana Gabriela Barbosa
A fractalized view of SLA 
theories in English teaching
Licenciatura em Letras (Inglês/Português).




(2016) Jéssica Puhl. 
Abordagem ecológica 
na compreensão da emergência 
de classificadores na Libras
Licenciatura em Letras (Inglês/Português). 



(2014) Leonardo dos Santos Pereira. Potencialidades da abordagem complexa no uso da coleção Alive! inglês - EF  Licenciatura em Letras (Inglês/ Português).

(2013) Michele Caroline Azevedo. A construção identitária de uma professora de inglês à luz da teoria da complexidade/caosLicenciatura em Letras (Inglês/ Português).

Nenhum comentário:

Postar um comentário