Publicações

                                              

                      LIVROS ORGANIZADOS:


1. SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba, PR: CRV, 2016. 298p.

                 
           



===========================================================

CAPÍTULOS EM LIVROS:


10. SARTURATO, G. M. F.; BORGES, E. F. V.; GATTOLIN, S. R. B. Práticas orais e de pronúnica no livro didático Alive High 1 à luz do modelo complexo de aquisição de segunda línguaIn: BARBIRATO, R. C.; GATTOLIN, S. R. B.; SILVA, V. L. T. (orgs.) Abordagens de ensino de línguas: reflexões e experiênciasCampinas, SP: Mercado de Letras, 2023. p. 142-172. ISBN: 978-85-7591-684-1.





10. BORGES, E. F. V.; BARANHUKE Jr., C. F.  Fluxes e flows no ensino de língua inglesa: a leitura e escrita como sistmas caóticosIn: RODRIGUES, I. C. F. S.; OHUSCHI, M. C. G. (orgs.) As interfaces possíveis no processo de ensino e aprendizagem de línguas e culturasCampinas, SP: Pontes Editoras, 2021. p. 295-320.




9. BORGES, E. F. V. Por uma pedagogia complexa de línguas adicionaisIn: FINARDI, K. R.; SANT´ANA, C e AMORIM, G. B. (orgs.) Linguística aplicada na contemporaneidade: temáticas e desafios. Campinas - SP : Pontes Editores, 2021. p. 195-227.



8. 
SULANY, S. S.; TÚLIO, M; BORGES, E. F. V. O Paraná Fala Línguas Estrangeiras/Inglês: início e avanços da UEPG no panorama da internacionalizaçãoIn: RIOS, E. S.; NOVELLI, J.; CALVO, L.C.S. (orgs.) Paraná Fala idiomas - Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado. Campinas-SP: Pontes Editores, 2021. p. 187-206.





7. BORGES, E. F. V.; GABRE, B. S.; PUHL, J. Abordagem complexa de ensino e de aprendizagem de línguas no estágio curricular supervisionado em língua inglesaIn: FREITAS Jr., M. A. (org.) Práticas pedagógicas exitosas na UEPG. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2018. p. 38-66.





6. BORGES, E. F. V. Language teaching: a look with the eyes of complexity. In: MORAIS, E.; CARREIRA, M. B. (Orgs). Linguagens em movimento: culturas, identidades e subjetividade. Ponta Grossa/PR:  Texto e Contexto, 2017. p. 151-174.





5. BORGES, E. F. V.; SILVA, W. M. Entrelaçamento de temas na compreensão de sistemas caóticos. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 15-18.

4. PEREIRA, L. S.; BORGES, E. F. V. Potencialidades da abordagem complexa no uso da coleção Alive! inglês Ensino Fundamental. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 93-114.

3. NAKAYAMA, K. C. F.; BORGES, E. F. V. Transdisciplinaridade no ensino do espanhol: uma análise do livro didático Enlaces Ensino Médio. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 115-137.

2. BORGES, E. F. V.; STREIECHEN, E. M. Interfaces entre a abordagem complexa e o bilinguismo multidimensional na educação de surdos. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 241-260.



1.  BORGES, E. F. V. Complexity approach to language teaching and learning: moving from theory to potential practice. In: GITSAKI, C. & ALEXIOU, T. (Eds) Current Issues in Second/Foreign Language Teaching and Teacher Development: Research and Practice. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2015. pp.140-163.  

Apoio Financeiro: CNPq

 
            ==========================================================

ARTIGOS:

ISSN:2357-9234 Qualis B2 (Linguística)

ISSN:2643-4717

27. Jr. BARANHUKE, C. F.; BORGES, E. F. V. Uma visão caleidoscópica e/ou em teia da abordagem complexa de ensino e de aprendizagem de línguas (ACEAL)Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades vol. 21, n. 47, p. 133-156. 2019.
ISSN: 1678-3182 - Qualis B2 (Linguística)

26. BORGES, E. F. V.; SILVA, W. M. The emergence of the additional language teacher/adviser under the complexity paradigmDELTA vol. 35(3), p. 2-14. 2019.

DOI: 10.1590/1678-460x2019350308 / ISSN: 0102-4450 - Qualis A1 (Linguística)


25. MONTEIRO, K. F.; BORGES, E. F. V. Estágio de docência no ensino superior: uma análise da prática docente sob a perspectiva transdisciplinar. In: XXVI Semana da Educação / II Semana Acadêmica da Pedagogia EaD. UEPG, Ponta Grossa/PR, 21 a 23 de agosto de 2019. 
Apoio Financeiro: CAPES.

24. BORGES, E. F. V. Ensino de língua e literatura: disjunção ou conjunção? Reflexões no âmbito de uma pedagogia complexa de línguas adicionais. Anais do XVI CONAELL, 16, Sinop, MT. 2018. 
ISSN: 2446-4945

23. MIGLIORINI, M. L.; FREITAS, M. A.; MACHADO, L. A. BORGES, E. F. V. Teorias de ASL no ensino de línguas adicionais: reflexões sobre práticas docentesCES Revista, vol. 32(1), p. 193-102. 2018
E-ISSN:1983-1625 - Qualis B1 (Linguística)

22. PUHL, J.; BORGES, E. F. V.; SILVA, R. C. Abordagem ecológica e emergência de classificadores na LibrasCalidoscópio, vol. 16(1), p. 87-102. 2018
DOI: 10.4013/cld.2018.161.08 / ISSN2177-6202 - Qualis A1 (Ensino)/A2 (Linguística)

21. BORGES, E. F. V. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas. ReVEL, vol. 14(27), p. 364-388. 2016. 
ISSN: 1678-8931 Qualis B1 (Linguística)

20. STREIECHEN, E. M.; BORGES, E. F. V. Resenha do livro "PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola, 2014"Interlinguagens, vol. 7, 2a ed., p. 77- 82, 2016
ISSN2178-955X Qualis B5 (Linguística)

19. PUHL, J.; BORGES, E. F. V. O papel das affordances na aquisição da Libras como L2Práxis Educativa, vol. 11(2), p. 434-448, 2016
DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0007 / ISSN1809-4309 Qualis A2 (Educação)/B1(Ensino)/B2 (Linguística)

18. MARSON, I. C. V.; BORGES, E. F. V. Paraná Fala Inglês na UEPG: experiência extensionista com foco na mobilidade internacional. Extensio, vol. 12(20), p. 73-89, 2015.
DOI: 10.5007/1807-0221.2015v12n20p73   /  ISSN1807-0221 Qualis B2 (Linguística)

17.  BORGES, E. F. V. Planejamento semiótico-ecológico de ensino de línguasContextura, vol. 23, p. 39-61, 2014
ISSN0104-7485 Qualis B2 (Linguística)

16. BORGES, E. F. V. Paradigma shift in language teaching and teacher educationThe ESPecialist, vol. 35(1), p. 42-59, 2014
ISSN2318-7115 Qualis B2 (Linguística)

15. AZEVEDO, M. C.; BORGES, E. F. V. A construção identitária de uma professora de inglês em formação à luz da teoria da complexidade/ caos. Contextura, vol. 21, p. 93-111, 2013
ISSN0104-7485 Qualis B2 (Linguística)

14. BORGES, E. F. V. Uma compilação das diferentes concepções epistemológicas de aquisição e desenvolvimento da lingua(gem). DLCV, vol. 9(2), p. 08-18, 2013.
ISSN1679-6101 Qualis B2 (Linguística)

13. BORGES, E. F. V. Comunicativo e comunicacional no ensino de línguas. Linguagens e Diálogos, vol. 3(1), p. 29-42, 2012.
ISSN: 2178-1478 Qualis B5 (Linguística)

12. BORGES, E. F. V.; PAIVA, V. L. M. O. Por uma abordagem complexa de ensino de línguaLinguagem & Ensino, vol. 14(2), pp. 337-356, 2011
ISSN1983-2400 Qualis A2 (Linguística)

DOI: 10.1590/S1984-63982011000400002 / ISSN1984-6398 Qualis A1 (Linguística)


10.  BORGES, E. F. V. Conhecimento, compreensão e competência nos estudos da lingua(gem). Escrita, vol. 13, 2011.
ISSN1679-6888 Qualis B3 (Linguística)

9. BORGES, E. F. V. A linguística aplicada e seus (meta)paradigmas: o contexto de ensino de línguas. Todas as Letras P, vol. 12 (2), 2010.
ISSN1980-6914 Qualis A2 (Linguística)

8. BORGES, E. F. V. Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino,  vol. 13(2), pp. 397-414, 2010.
ISSN1983-2400 Qualis A2 (Linguística)

7. BORGES, E. F. V. Paradigma, movimento e abordagem na LA: uma reflexão filosófica sobre a constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na contemporaneidade. Contexturas, vol. 16, pp. 65-93, 2010
ISSN0104-7485 Qualis B2 (Linguística)

6. BARBIRATO, R.; BORGES, E. F. V. Comunicação, interação e participação no contexto de ensino e aquisição de línguas estrangeiras. Contexturas, v. 15, pp. 93-114, 2009
ISSN0104-7485 Qualis B2 (Linguística)

5.  BORGES, E. F. V. Lembranças das abordagens na aquisição de LE/L2 de falantes e aprendizes e o fazer atual como professores. RBLA, vol. 8(2), pp. 421-443, 2008.

DOI: 10.1590/S1984-63982008000200008 / ISSN1984-6398 Qualis A1 (Linguística)


4. BORGES, E. F. V. Transdisciplinaridade e conhecimento escolar. APLIESP Newsletter, Maio, pp. 6-7, 2006.

3. BORGES, E. F. V. Montante e jusante em um projeto de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês) no contexto brasileiro. Contexturas, vol. 10, pp. 95-106, 2006
ISSN0104-7485 Qualis B2 (Linguística)

2. BORGES, E. F. V. Discernimento do esteio teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental. Sínteses, vol. 9, pp. 67-78, 2004.
ISSN1981-1314 Qualis B3 (Linguística)

1. BORGES, E. F. V. Análise da convergência da teoria com a prática prevista nos PCN-LE - Ensino Fundamental. Horizontes de Linguística Aplicada,  vol. 3(2), pp. 7-16, 2004.
ISSN2237-0951 Qualis B1 (Linguística)

=============================================================

RESUMOS EXPANDIDOS EM ANAIS DE EVENTOS:

8. 

7. BORGES, E. F. V. Abordagem complexa e pedagogia do pós-método na formação inicial: particularidade, praticabilidade e possibilidade no estágio supervisionado14 CONEX, UEPG, 2016.

6. BORGES, E. F. V. Complexidade em ambientes de sala de aula de língua inglesa13 CONEX, UEPG, 2015.

5. PUHL, J.; BORGES, E. F. V. Um estudo sobre o papel das affordances na aquisição da Libras como L2 por uma aprendiz ouvinte. XXIV EAIC, UEPG, 2015.

4. BORGES, E. F. V.; MARSON, I. C. V. Paraná Fala Inglês na UEPG: perspectivas e defasios para a mobilidadeinternacional. 12 CONEX, UEPG, 2014.

3.  BORGES, E. F. V. O curso de extensão na formação continuada de professores da educação infantil e básica: Um relato de experiênciaEncontro Regional do ICET - International Council in Education Teaching, UFSCar, São Carlos/SP, 2005.

2.  BORGES, E. F. V. Os PCN-LE na formação pré e continuada de professoresVII CBLA, Anais do VII CBLA, CD-Rom, PUC/SP, 2004.

1.  BORGES, E. F. V. O interacionismo e o ensino contemporâneo de LEVII CBLA, Anais do VII CBLA, CD-Rom, PUC/SP, 2004.

=============================================================

DISSERTAÇÃO  e  TESE DEFENDIDAS:

BORGES, E. F. V. Uma reflexão filosófica sobre abordagens e paradigmas na constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na Linguística Aplicada. 298f. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação, USP/SP, 2009.

BORGES, E. F. V. O discernimento do esteio teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental. 206f. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário