sábado, 18 de maio de 2019

Oficina hj (18/05/2019), na UEPG, ministrada pela Profa. Mônica Santos do Instituto de Educação (IE) de Ponta Grossa.
A Profa. Mônica compartilhou conosco (comigo e minha turma de graduandxs de Estágio em Língua Inglesa) suas experiências de produção (em 2018) dos gêneros discursivos "Jornal" e "Mapas Conceituais" da Unidade 5 dos 2o e 3o anos do LD Alive High: unidade que será desenvolvida nas regências dxs graduandxs em agosto 2019 com as turmas da Profa. Mônica -- como parte das atividades da disciplina de Estágio.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Mais um evento hj (14/05/2019) com a minha turma de graduandxs de Estágio em Língua Inglesa na UEPG, ministrada pela graduanda Bhianca Moro (minha orientanda de TCC que faz pesquisa na área da Complexidade e Planejamento de Ensino de Línguas Adicionais). Alguns graduandxs participaram compartilhando um "Mind Map" de seus planejamentos para as regências.

Foi discutido os diferentes tipos e formatos de planejamentos com foco no Planejamento Baseado em Gêneros - como parte das atividades da disciplina. 😃

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Evento (07/05/2019) com minha turma de graduandxs de Estágio em Inglês na UEPG, ministrado pela graduando Cláudio Fernandes Baranhuke Jr (meu orientando de TCC que faz pesquisa na área da Complexidade, Ensino de Línguas Adicionais e Mapas Conceituais). 

Foi discutido o uso de Mapas Conceituais (via o software CMapTool - gratuito) na produção de atividades para o Ensino Médio  como atividade da disciplina de Estágio. 😃

sexta-feira, 3 de maio de 2019

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Evento ontem (23/04/2019) com a minha turma de graduandos/as de Estágio em Língua Inglesa na UEPG, ministrado pela pós-graduanda Ana Gabriela Barbosa do PPGEL/UEPG (minha orientada que faz pesquisa na área das teorias de ASL e Complexidade).

Foi discutido as emergências das principais teorias de ASL (Paiva, 2012) no Livro Didático Alive High com foco na Unidade 5 dos livros dos 2º e 3º anos da coleção: unidade que os graduandos/as vão trabalhar nas regência de uma escola pública de Ponta Grossa como parte das atividades da disciplina de Estágio. 

sábado, 23 de março de 2019

12º CBLA – 12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada
Hotel Sheraton - Vitória/ES

Simpósio Convidado 8
12/07 (sexta)  / 13h30-16h30
LINGUAGEM e COMPLEXIDADE
Vera Menezes (UFMG)


Participantes
Elaine Borges (UEPG), Junia Braga (UFMG), Rafael Vetromille (UFPel),
Valdir Silva (UNEMAT), Vilson Leffa (UFPel) e Walkyria Magno (UFPA).

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A Revista MOARA torna pública a chamada para o dossiê temático “Formação docente em tempos críticos: múltiplas dimensões”, organizado pelas professoras Walkyria Magno e Silva (Universidade Federal do Pará), Elaine Ferreira do Vale Borges (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Beatriz Granda (Universidade Nacional Autônoma do México).
A publicação é prevista para o no. 51, 1º semestre de 2019.
Serão aceitos artigos escritos em português, inglês, francês ou espanhol, que estejam em conformidade com as normas de publicação da revista, disponíveis em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/about/submissions#authorGuidelines  e que abordem o tema proposto pelos organizadores, com trabalhos advindos da apresentação durante o VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, ocorrido em Belém entre 11 e 13 de setembro de 2018.
A Revista MOARA, veículo de divulgação e projeção de pesquisas desenvolvidas na região Norte para o resto do país, é um importante núcleo disseminador da produção intelectual e acadêmica realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. O número 51 desta Revista tem por objetivo dar visibilidade aos temas discutidos durante o evento. A chamada é aberta a doutores, além de mestres e discentes de pós-graduação strictu sensu em co-autoria com doutores.
Prazo para remessa: 15 de fevereiro de 2019.
Além dos artigos para o dossiê, a Revista MOARA recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições de artigos com temas diversos.