sexta-feira, 16 de junho de 2017

VIII Jornada de Letras - UFPA/Bragança



VIII JORNADA DE LETRAS em parceria com o V SISEL, evento de natureza internacional realizado pelo Grupo de Pesquisa DISSE do Programa de Pós-Graduação em Letras/ILC da UFPA.
https://www.facebook.com/jornadaletrasbraganca

quinta-feira, 9 de março de 2017

AVISO: A Oficina#3 da Abordagem Storyline com a Profa. Sulany foi cancelada devido a paralisação da UEPG no dia 30/06 e a Oficina#4 continua sendo na data abaixo:

07/07, das 15h30-16h30 (sala B201 - UEPG/Centro):
Oficina#4: "Abordagem Storyline de Ensino de Línguas: Discussão".

================================================

A oficina "Abordagem storyline de ensino de línguas: planejamento"  foi transferida para o dia 12 de maio (sexta-feira), na Sala B201 (UEPG/Centro), no mesmo horário (17h-18h).

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016


Defesas de TCCs 2016 no DEEL/UEPG: de minha orientanda Jéssica (à esquerda) sobre affordances linguísticas na Libras, com a Profa. Rubia e Prof. Marcelo (UEPG) e Profa. Eliziane (UNICENTRO); e compondo banca do trabalho da aluna Ana Paula (à direita), orientanda da Profa. Sulany (UEPG), sobre a Abordagem Storyline, com a Profa. Denise (SEED): ótimas interações e discussões! Parabéns às alunas!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Complexidade em Ambientes de Ensino e de Aprendizagem de Línguas Adicionais, organizado pelas professoras Walkyria Magno (UFPA) e Elaine Borges (UEPG), é uma coletânea de estudos/pesquisas brasileiros/as no âmbito do paradigma da complexidade, em diferentes vertentes da Linguística Aplicada, que enfatizam como as concepções de linguagem e de aprendizagem de línguas adicionais como sistema adaptativo complexo auxiliam na explicação de fenômenos de outra forma de difícil compreensão. A obra aborda temáticas importantes na contemporaneidade para reflexões e práticas da linguagem no arcabouço teórico em questão como o desenvolvimento de competências, a interação em ambientes virtuais, a contribuição do aconselhamento linguageiro, a emergência de affordances, a análise de livros didáticos, a biologia do conhecer e a educação de surdos. Completam o volume, um capítulo inicial, inédito para a área, com explicação de conceitos-chave em sistemas caóticos (servindo como um pequeno glossário) e um capítulo final, com um balanço do que os estudos neste livro podem trazer para o avanço desse paradigma no Brasil, bem como para as projeções de novas pesquisas. O livro destina-se a alunos de graduação de Letras, pós-graduandos e professores, os quais, a partir do diálogo consigo próprios, suscitado por este volume, poderão talvez compreender melhor os acontecimentos do cotidiano em suas salas de aula entendidas como sistemas adaptativos complexos, com inúmeros subsistemas aninhados que as compõem. Os estudos, ainda, traçam um panorama das possibilidades que a visão da complexidade apresenta para o macro sistema de ensino e aprendizagem. 

Para adquirir o livro acesse:

quarta-feira, 28 de setembro de 2016


Innovation and Epistemological Challenges in Applied Linguistics
Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ)
July 23rd to 28th 2017

Comunicação Oral aceita para apresentação no evento:
The Role of Complexity Approach in Initial Teacher Education
Profa. Dra. Elaine Ferreira do Vale Borges (UEPG)

Comunicação no Simpósio "Complexity and Language Advising":
The emergence of a complex language teacher
Profa. Dra. Walkyria Magno e Silva (UFPA)
Profa. Dra. Elaine Ferreira do Vale Borges (UEPG)