LINHA “PLURALIDADE, IDENTIDADE E ENSINO”
As propostas de investigação para esta linha de pesquisa
objetivam possibilitar uma melhor compreensão da relação entre
língua/linguagem/literatura e sociedade. Vinculam trabalhos que discutem a
construção da identidade na literatura e em situações linguisticamente
complexas; procuram com isso articular, de um lado, o estudo da diversidade e,
de outro lado, o estudo das representações e dos valores identitários
decorrentes dela, como forma de fortalecer o diálogo entre a teoria linguística
e/ou literária e o pluralismo linguístico-literário presente em nossa
sociedade, contribuindo para uma melhor compreensão das manifestações da
língua(gem).
TEMÁTICA DE ORIENTAÇÃO:
Profa. Dra. Elaine Ferreira do Vale Borges
Formação de professores de línguas adicionais; aquisição de segunda
língua; abordagens de ensino e de aprendizagem de línguas; teoria da
complexidade/caos e estudos da linguagem.
LIN 039
Abordagens de Ensino e de Aprendizagem de Línguas Adicionais
Profa. Dra. Elaine Ferreira do Vale Borges
Ementa: Estudo sobre métodos e abordagens de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais no panorama das eras dos métodos, das abordagens e do pós-metodo, culminando no paradigma da complexidade com a emergência da abordagem complexa.
Carga horária: 60 horas / 4 créditos.
=====================================================
LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem
Investiga as interfaces entre o ensino e a aprendizagem considerando: o ensino como processo multidimensional (Filosófico, Cultural, Antropológico, Histórico, Social, Político, Econômico, Psicológico entre outros) e a necessidade do desenvolvimento de estratégias didáticas, metodológicas e curriculares; as relações dos sujeitos das práticas escolares na apropriação/difusão dos conhecimentos disponíveis na cultura; as interações e os processos constitutivos do sujeito e do conhecimento. A Linha de Pesquisa Ensino-Aprendizagem mantém ligação orgânica e complementar entre: o profissional da educação e o educando; o fazer docente e o desempenho discente; a organização do trabalho pedagógico e a construção do conhecimento; a interação no espaço social e a interação no espaço escolar enquanto espaços de inserção cultural, compreensão e transformação da realidade. A Linha de Pesquisa pretende acolher demandas provenientes das áreas específicas de conhecimento e das disciplinas escolares relacionando os conteúdos com o contexto sócio-cultural em que se inserem os alunos.
TEMÁTICA DE ORIENTAÇÃO:
Ensino e aprendizagem/aquisição de línguas adicionais. Formação de professores de línguas. Abordagens de ensino de línguas. Linguagem e complexidade.
DISCIPLINAS OFERTADAS:
(Mestrado e Doutorado)
- Complexidade e Linguagem
Carga horária: 45h – 2 créditos
- Teorias de Aquisição de Segunda Língua
Carga horária: 60h – 4 créditos

Turma 2017
Teorias de ASL
Turma 2016
Teorias de ASL
Nenhum comentário:
Postar um comentário