1. SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba, PR: CRV, 2016. 298p.
===========================================================
CAPÍTULOS EM LIVROS:
10. SARTURATO, G. M. F.; BORGES, E. F. V.; GATTOLIN, S. R. B. Práticas orais e de pronúnica no livro didático Alive High 1 à luz do modelo complexo de aquisição de segunda língua. In: BARBIRATO, R. C.; GATTOLIN, S. R. B.; SILVA, V. L. T. (orgs.) Abordagens de ensino de línguas: reflexões e experiências. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2023. p. 142-172. ISBN: 978-85-7591-684-1.

10. BORGES, E. F. V.; BARANHUKE Jr., C. F. Fluxes e flows no ensino de língua inglesa: a leitura e escrita como sistmas caóticos. In: RODRIGUES, I. C. F. S.; OHUSCHI, M. C. G. (orgs.) As interfaces possíveis no processo de ensino e aprendizagem de línguas e culturas. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2021. p. 295-320.
9. BORGES, E. F. V. Por uma pedagogia complexa de línguas adicionais. In: FINARDI, K. R.; SANT´ANA, C e AMORIM, G. B. (orgs.) Linguística aplicada na contemporaneidade: temáticas e desafios. Campinas - SP : Pontes Editores, 2021. p. 195-227.
7. BORGES, E. F. V.; GABRE, B. S.; PUHL, J. Abordagem complexa de ensino e de aprendizagem de línguas no estágio curricular supervisionado em língua inglesa. In: FREITAS Jr., M. A. (org.) Práticas pedagógicas exitosas na UEPG. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2018. p. 38-66.

6. BORGES, E. F. V. Language teaching: a look with the eyes of complexity. In: MORAIS, E.; CARREIRA, M. B. (Orgs). Linguagens em movimento: culturas, identidades e subjetividade. Ponta Grossa/PR: Texto e Contexto, 2017. p. 151-174.
5. BORGES, E. F. V.; SILVA, W. M. Entrelaçamento de temas na compreensão de sistemas caóticos. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 15-18.

3. NAKAYAMA, K. C. F.; BORGES, E. F. V. Transdisciplinaridade no ensino do espanhol: uma análise do livro didático Enlaces Ensino Médio. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 115-137.
2. BORGES, E. F. V.; STREIECHEN, E. M. Interfaces entre a abordagem complexa e o bilinguismo multidimensional na educação de surdos. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 241-260.

1. BORGES, E. F. V. Complexity approach to language teaching and learning: moving from theory to potential practice. In: GITSAKI, C. & ALEXIOU, T. (Eds) Current Issues in Second/Foreign Language Teaching and Teacher Development: Research and Practice. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2015. pp.140-163.
Apoio Financeiro: CNPq
==========================================================
ARTIGOS:
30. MATTOS, C. M. P.; BORGES, E. F. V. Formação inicial de professores de inglês nos Institutos Federais: um levantamento da oferta de disciplinas relacionadas ao ELFE nos cursos de Licenciatura em Letras. Revista CBTecLE, vol. 8(2), p. 145-161, 2024.
ISSN:2526-4478 - Qualis B1 (Linguística)
29. MONTEIRO, K. F; BORGES, E. F. V. Centro de aprendizagem na educação bilíngue: uma técnica transdiciplinar no processo de ensino e de aprendizagem de línguas. Clarabóia, n. 19, p. 119-143, 2023.
ISSN:2357-9234 - Qualis B2 (Linguística)
28. BORGES, E. F. V. CALTeL as an object theory of the complexity theory domain on language teacher development. International Journal of Complexity in Education, vol. 2(2), p. 75-92, 2021.
ISSN:2643-4717
27. Jr. BARANHUKE, C. F.; BORGES, E. F. V. Uma visão caleidoscópica e/ou em teia da abordagem complexa de ensino e de aprendizagem de línguas (ACEAL). Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, vol. 21, n. 47, p. 133-156. 2019.
ISSN: 1678-3182 - Qualis B2 (Linguística)
26. BORGES, E. F. V.; SILVA, W. M. The emergence of the additional language teacher/adviser under the complexity paradigm. DELTA, vol. 35(3), p. 2-14. 2019.
25. MONTEIRO, K. F.; BORGES, E. F. V. Estágio de docência no ensino superior: uma análise da prática docente sob a perspectiva transdisciplinar. In: XXVI Semana da Educação / II Semana Acadêmica da Pedagogia EaD. UEPG, Ponta Grossa/PR, 21 a 23 de agosto de 2019.
Apoio Financeiro: CAPES.
24. BORGES, E. F. V. Ensino de língua e literatura: disjunção ou conjunção? Reflexões no âmbito de uma pedagogia complexa de línguas adicionais. Anais do XVI CONAELL, 16, Sinop, MT. 2018.
23. MIGLIORINI, M. L.; FREITAS, M. A.; MACHADO, L. A. BORGES, E. F. V. Teorias de ASL no ensino de línguas adicionais: reflexões sobre práticas docentes. CES Revista, vol. 32(1), p. 193-102. 2018.
22. PUHL, J.; BORGES, E. F. V.; SILVA, R. C. Abordagem ecológica e emergência de classificadores na Libras. Calidoscópio, vol. 16(1), p. 87-102. 2018.
DOI: 10.4013/cld.2018.161.08 / ISSN: 2177-6202 - Qualis A1 (Ensino)/A2 (Linguística)
21. BORGES, E. F. V. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas. ReVEL, vol. 14(27), p. 364-388. 2016.
ISSN: 1678-3182 - Qualis B2 (Linguística)
26. BORGES, E. F. V.; SILVA, W. M. The emergence of the additional language teacher/adviser under the complexity paradigm. DELTA, vol. 35(3), p. 2-14. 2019.
DOI: 10.1590/1678-460x2019350308 / ISSN: 0102-4450 - Qualis A1 (Linguística)
25. MONTEIRO, K. F.; BORGES, E. F. V. Estágio de docência no ensino superior: uma análise da prática docente sob a perspectiva transdisciplinar. In: XXVI Semana da Educação / II Semana Acadêmica da Pedagogia EaD. UEPG, Ponta Grossa/PR, 21 a 23 de agosto de 2019.
Apoio Financeiro: CAPES.
ISSN: 2446-4945
23. MIGLIORINI, M. L.; FREITAS, M. A.; MACHADO, L. A. BORGES, E. F. V. Teorias de ASL no ensino de línguas adicionais: reflexões sobre práticas docentes. CES Revista, vol. 32(1), p. 193-102. 2018.
E-ISSN:1983-1625 - Qualis B1 (Linguística)
22. PUHL, J.; BORGES, E. F. V.; SILVA, R. C. Abordagem ecológica e emergência de classificadores na Libras. Calidoscópio, vol. 16(1), p. 87-102. 2018.
DOI: 10.4013/cld.2018.161.08 / ISSN: 2177-6202 - Qualis A1 (Ensino)/A2 (Linguística)
21. BORGES, E. F. V. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas. ReVEL, vol. 14(27), p. 364-388. 2016.
ISSN: 1678-8931 - Qualis B1 (Linguística)
20. STREIECHEN, E. M.; BORGES, E. F. V. Resenha do livro "PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola, 2014". Interlinguagens, vol. 7, 2a ed., p. 77- 82, 2016.
ISSN: 2178-955X - Qualis B5 (Linguística)
19. PUHL, J.; BORGES, E. F. V. O papel das affordances na aquisição da Libras como L2. Práxis Educativa, vol. 11(2), p. 434-448, 2016.
DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0007 / ISSN: 1809-4309 - Qualis A2 (Educação)/B1(Ensino)/B2 (Linguística)
DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0007 / ISSN: 1809-4309 - Qualis A2 (Educação)/B1(Ensino)/B2 (Linguística)
18. MARSON, I. C. V.; BORGES, E. F. V. Paraná Fala Inglês na UEPG: experiência extensionista com foco na mobilidade internacional. Extensio, vol. 12(20), p. 73-89, 2015.
17. BORGES, E. F. V. Planejamento semiótico-ecológico de ensino de línguas. Contextura, vol. 23, p. 39-61, 2014.
ISSN: 0104-7485 - Qualis B2 (Linguística)
16. BORGES, E. F. V. Paradigma shift in language teaching and teacher education. The ESPecialist, vol. 35(1), p. 42-59, 2014.
ISSN: 2318-7115 - Qualis B2 (Linguística)
15. AZEVEDO, M. C.; BORGES, E. F. V. A construção identitária de uma professora de inglês em formação à luz da teoria da complexidade/ caos. Contextura, vol. 21, p. 93-111, 2013.
ISSN: 0104-7485 - Qualis B2 (Linguística)
14. BORGES, E. F. V. Uma compilação das diferentes concepções epistemológicas de aquisição e desenvolvimento da lingua(gem). DLCV, vol. 9(2), p. 08-18, 2013.
ISSN: 1679-6101 - Qualis B2 (Linguística)
13. BORGES, E. F. V. Comunicativo e comunicacional no ensino de línguas. Linguagens e Diálogos, vol. 3(1), p. 29-42, 2012.
ISSN: 2178-1478 - Qualis B5 (Linguística)
12. BORGES, E. F. V.; PAIVA, V. L. M. O. Por uma abordagem complexa de ensino de língua, Linguagem & Ensino, vol. 14(2), pp. 337-356, 2011.
ISSN: 1983-2400 - Qualis A2 (Linguística)
11. BORGES, E. F. V. Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes? RBLA, vol. 11(4), pp. 815-835, 2011. Scielo Brasil
DOI: 10.1590/S1984-63982011000400002 / ISSN: 1984-6398 - Qualis A1 (Linguística)
10. BORGES, E. F. V. Conhecimento, compreensão e competência nos estudos da lingua(gem). Escrita, vol. 13, 2011.
ISSN: 1679-6888 - Qualis B3 (Linguística)
9. BORGES, E. F. V. A linguística aplicada e seus (meta)paradigmas: o contexto de ensino de línguas. Todas as Letras P, vol. 12 (2), 2010.
ISSN: 1980-6914 - Qualis A2 (Linguística)
8. BORGES, E. F. V. Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino, vol. 13(2), pp. 397-414, 2010.
ISSN: 1983-2400 - Qualis A2 (Linguística)
7. BORGES, E. F. V. Paradigma, movimento e abordagem na LA: uma reflexão filosófica sobre a constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na contemporaneidade. Contexturas, vol. 16, pp. 65-93, 2010.
ISSN: 0104-7485 - Qualis B2 (Linguística)
6. BARBIRATO, R.; BORGES, E. F. V. Comunicação, interação e participação no contexto de ensino e aquisição de línguas estrangeiras. Contexturas, v. 15, pp. 93-114, 2009.
ISSN: 0104-7485 - Qualis B2 (Linguística)
5. BORGES, E. F. V. Lembranças das abordagens na aquisição de LE/L2 de falantes e aprendizes e o fazer atual como professores. RBLA, vol. 8(2), pp. 421-443, 2008.
DOI: 10.1590/S1984-63982008000200008 / ISSN: 1984-6398 - Qualis A1 (Linguística)
4. BORGES, E. F. V. Transdisciplinaridade e conhecimento escolar. APLIESP Newsletter, Maio, pp. 6-7, 2006.
3. BORGES, E. F. V. Montante e jusante em um projeto de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês) no contexto brasileiro. Contexturas, vol. 10, pp. 95-106, 2006.
ISSN: 0104-7485 - Qualis B2 (Linguística)
2. BORGES, E. F. V. Discernimento do esteio teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental. Sínteses, vol. 9, pp. 67-78, 2004.
ISSN: 1981-1314 - Qualis B3 (Linguística)
1. BORGES, E. F. V. Análise da convergência da teoria com a prática prevista nos PCN-LE - Ensino Fundamental. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 3(2), pp. 7-16, 2004.
ISSN: 2237-0951 - Qualis B1 (Linguística)
=============================================================
RESUMOS EXPANDIDOS EM ANAIS DE EVENTOS:
8.
7. BORGES, E. F. V. Abordagem complexa e pedagogia do pós-método na formação inicial: particularidade, praticabilidade e possibilidade no estágio supervisionado. 14 CONEX, UEPG, 2016.
7. BORGES, E. F. V. Abordagem complexa e pedagogia do pós-método na formação inicial: particularidade, praticabilidade e possibilidade no estágio supervisionado. 14 CONEX, UEPG, 2016.
6. BORGES, E. F. V. Complexidade em ambientes de sala de aula de língua inglesa. 13 CONEX, UEPG, 2015.
=============================================================
DISSERTAÇÃO e TESE DEFENDIDAS:
BORGES, E. F. V. Uma reflexão filosófica sobre abordagens e paradigmas na constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na Linguística Aplicada. 298f. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação, USP/SP, 2009.
BORGES, E. F. V. O discernimento do esteio teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental. 206f. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário